quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A pressa da Geração Y na sociedade do conhecimento


Não é nenhuma novidade que estamos vivendo uma época em que palavras como competição e rapidez fazem parte de nosso dia-a-dia. As transformações no mundo nos negócios ocorrem tão rapidamente, que se não estivermos atentos podemos ser passados para trás. O conhecimento aprendido hoje é obsoleto amanhã, e isso faz com que corramos contra o tempo para estar sempre um passo a frente da concorrência. Hoje já não basta apenas cursar uma faculdade. Para ingressar com louvor no mercado de trabalho, o jovem aprende que tem que correr contra o tempo. Faculdade, estágio/ emprego, cursos de inglês/ francês/ espanhol, de informática, de design, provas, trabalhos, tempo para se dedicar a todos esses estudos, planejamento financeiro (para compra de um notebook, um carro, uma moto), intercâmbio para aperfeiçoar o idioma...ufa! Parece muito para um profissional que ainda nem graduado é, não mesmo? Sim, é muito. Não, não é muito.

Digo que é muito, porque uma alta carga de atividades pode levar também ao stress e problemas de saúde, já conhecidos por quem tem uma rotina parecida com a que descrevi. Insônia, problemas de pele, de estômago, perda/ ganho de peso, dores musculares e de cabeça, crises de choro e de raiva. Não é nada saudável para alguém na casa dos 20 anos, certo? Mas quando digo que não, que essa demanda de atividades não é muito, me refiro a velocidade com que o mundo está mudando, e as exigências que estão sendo feitas de recém-formados, principalmente. Além da experiência (absurda, mas sempre exigida), fluência em inglês é obrigatório, informática então nem se fala. Espanhol/ francês/ alemão? Desejável. Vivência no exterior é diferencial. Ou começamos a nos preparar agora, já, ou não conseguiremos estar á altura dessas exigências. É bem possível que em um futuro não muito distante, os sucessores da Geração Y estejam mais bem preparados do que nós. As crianças já nascem com a mão no computador/ videogame/ celular e tenho que confessar que ás vezes fico pasma quando em meu curso de inglês, vejo teenagers com a metade da minha idade e o dobro da minha fluência.

O mundo dos negócios sempre será exigente com aqueles que querem fazer parte dele. A pressa de executar várias atividades ao mesmo tempo é indispensável aos futuros profissionais, e sempre será, já que o conhecimento deve ser renovado, senão torna-se obsoleto. Mas todo esse esforço gerará resultados. Pode ser que a pressa, o excesso de atividades, as obrigações e responsabilidades não diminuam, pelo contrário, aumentem (mas afinal, quem quer ter uma vida apática?). Mas faz parte de nosso processo de amadurecimento a correta gestão dessas atividades, que nos possibilitará ter acesso a uma vida com qualidade, realização de objetivos.....e de sonhos.

Nenhum comentário: