terça-feira, 29 de junho de 2010

Não perca a confiança em você mesmo


Participando de mais um processo seletivo, me deparei com uma situação, que pelo menos para mim, sempre foi muito comum, mas geralmente passava despercebida. Fui convocada para realizar uma prova, na área de atuação escolhida, e após um treinamento on-line, para uma grande empresa de consultoria. Um emprego dos sonhos, diga-se de passagem. Até o momento em que entrei no prédio, tudo estava bem, eu estava bem confiante e tranquila, já que tinha estudado o conteúdo da prova. Mas basntaram menos de 2 minutos sentada, e meu coração começou a acelerar. O fato, é que sentei entrei dois candidatos que começaram a conversar entre si. No início eu estava participando da conversa também, a prova ainda não havia iniciado, e outros candidatos ainda estava chegando. Mas aí como os dois se identificaram por terem a mesma graduação e estarem participando de processos seletivos semelhantes, se empolgaram na conversa e eu fiquei meio de lado. Quase que totalmente, mas tudo bem. Mas ouvindo a conversa dos mesmos, e de outras pessoas próximas, seus cursos de intercâmbio, suas faculdades renomadas e fluência em idiomas, além de experiência de trabalho, comecei a me sentir diminuída e vi a confiança se esvaindo e o nervosismo aumentando. Mas tudo foi salvo, porque ao mesmo tempo, comecei a pensar que eu também estava ali. Que tinha chegado onde eles chegaram, e que por isso era tão merecedora quanto eles. Que se fui convocada, era porque a empresa tinha interesse em mim, e no que eu poderia oferecer a ela. E que motivação e confiança na minha capacidade eram essenciais para meu sucesso. E deu certo, fui bem na prova e estou na próxima etapa. Farei o máximo possível para manter meu foco, não me deixar distrair com meus milhões de pensamentos e devaneios sem sentido que põe em dúvida minha capacidade de conseguir ou não. E eu vou conseguir. Tenho que demonstrar confiança em mim mesma, antes de querer que outros confiem. E este é apenas o primeiro passo.

Nenhum comentário: